Se você já ajudou um amigo a formatar o computador, a equalizar o som da TV ou a ajustar o smartphone, você tem uma fonte de renda preciosa a ser explorada. A maioria dos usuários não possui conhecimento para resolver entraves no uso da tecnologia no dia a dia. E como a necessidade de utilizar eletrônicos tem crescido com o isolamento social, trabalhar como Técnico de Tecnologia Online é uma oportunidade de negócio lucrativo. Quer saber como ganhar dinheiro com isso? Confira as dicas neste artigo.

Serviços remotos estão em alta

Existem muitos serviços tecnológicos feitos remotamente e com total qualidade. Não se limite pensando que é necessário ir à casa ou ao escritório do cliente.

Você pode atender via ligações de vídeo pelo whatsapp. Ou assinar serviços de sala de reunião em vídeo como Zoom, Whereby e StreamYard.

O acesso remoto ao computador do cliente pode ser feito com segurança utilizando ferramentas como LogMeIn ou TeamViewer.

Liste todos os serviços que você pode prestar como Técnico de Tecnologia Online. Por exemplo, manutenção de computadores, instalação e remoção de softwares, configuração de redes de internet, limpeza de dados desnecessários, melhoria na velocidade do notebook, instalação de impressora, ajustes no tablet, entre outros.

Evite esta armadilha na hora de precificar

No começo, foque nos serviços que te demandam menos tempo e que você faz com bastante domínio. Assim, você gera mais satisfação no cliente e otimiza a sua agenda para fazer outros atendimentos. Como se trata de atendimento direto ao usuário, pessoa física, muitas vezes você será chamado para fazer tarefas rápidas.

Faça as contas. Pode valer mais a pena cobrar por serviço e não por hora de trabalho. Tenha em mente a utilidade do seu serviço para o cliente. Não caia na armadilha de pensar que “se foi rápido de resolver então vou cobrar bem pouco”.

Pelo contrário, resolver em minutos um problema que o cliente ficou dias quebrando a cabeça e não conseguiu fazer tem um valor inestimável. As pessoas estão cada vez mais sem tempo e querem que o Técnico de Tecnologia Online resolva.

Organização no suporte ao cliente

Não encare essa atividade como um hobby. Se você quer lucrar, precisa fazer o negócio de Técnico de Tecnologia Online funcionar profissionalmente.

Organize a sua rotina. Saiba quantas horas por dia vai destinar aos atendimentos. Reserve pelo menos três horas por semana para fazer a divulgação dos seus serviços nas redes sociais.

Além disso, não fique estagnado apenas com o conhecimento que você já possui. Estude sobre manutenção e redes, por exemplo. Saiu uma tecnologia inovadora no mercado? Procure saber como funciona, pergunte em grupos de discussão na internet, se informe.

Método para lucrar mais com tecnologia

Crie o seu método de atendimento como Técnico de Tecnologia Online com início, meio e fim. Isso demonstra ao cliente segurança no que você está fazendo desde o começo e causa uma boa impressão.

Se for necessário explicar ao cliente algum procedimento ou tirar dúvidas, lembre-se de não utilizar linguagem técnica. Seja o mais simples e direto possível.

Antes de fechar o atendimento, sempre pergunte se o cliente precisa de mais algum serviço. Exemplo: se o conserto foi no celular, informe que você também conserta TVs e faz manutenção de computadores.

Ofereça acessórios como capinha e película para celular, fone de ouvido ou suporte para monitor. Basta criar uma loja online em alguma plataforma gratuita e disponibilizar exclusivamente para quem já é seu cliente um cupom de desconto. Com essa estratégia você pode aumentar seus ganhosem pelo menos15% em cada atendimento.

Rede de clientes se retroalimenta

Quando você faz um serviço de qualidade, é natural os clientes te indicarem para parentes e amigos. Esses, por sua vez, te indicarão para outros e assim por diante.

Estimule essa rede a crescer mais. Ofereça algum benefício para quem indicar um determinado número de clientes. Assim você terá sempre uma rede bem ativa de clientes novos e antigos. Seus ganhos serão crescentes como Técnico de Tecnologia Online.

Sem tédio e de olho no crescimento

Atender remotamente com serviços de tecnologia requer uma mente focada. São muitos procedimentos feitos em cada atendimento. Mas o tédio passa longe do dia a dia do Técnico de Tecnologia Online. Cada cliente chega com uma necessidade diferente e os desafios tornam o trabalho estimulante e dinâmico.

Então, está preparado para começar?