Home CidadesItaquaquecetuba Itaquá entrega mais três salas de mediação de conflitos no ambiente escolar

Itaquá entrega mais três salas de mediação de conflitos no ambiente escolar

by Jornal Lógica

Iniciativa passa a atender 1.790 estudantes

A Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba inaugurou mais três salas de conciliação do projeto “De pequeno que se aprende a conciliar: conceitos e técnicas de conciliação para uso no ambiente escolar” do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) para atender 1.311 estudantes municipais.

“Estamos expandindo o projeto porque acreditamos que a conciliação pode ir além dos muros da escola. Ela vai transformar o futuro de Itaquá em uma cidade de paz e harmonia. Temos como meta ampliar a ideia para mais unidades escolares. Agradecemos a todos os estudantes e profissionais. Juntos estamos fazendo história no município”, afirmou a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.

O projeto implementado no início de 2024 em escolas de tempo integral agora passa a contar com espaços exclusivos. A primeira sala foi entregue em outubro na Emeb Vereador Augusto dos Santos. Agora, as unidades contempladas foram as escolas Prefeito Benedito Barbosa de Moraes, Village e Vice-Prefeito Alfredo Gonçalves Ferreira da Silva. No total, 1.790 estudantes serão atendidos.

Na prática, a sala, que possui mesas, cadeiras e um espaço de leitura e brincadeiras, servirá de apoio durante um conflito em sala de aula. Os estudantes serão levados ao local por um profissional que vai orientar sobre como aplicar técnicas de conciliação e mediação, tornando o ambiente mais harmonioso e colaborativo.

A sala funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, com a aplicação de ferramentas utilizadas no âmbito jurídico como a escuta ativa, a validação de sentimentos e a organização de questões e interesses.

A inauguração contou com a presença do juiz federal da Central de Conciliação de Guarulhos, Paulo Marcos Rodrigues de Almeida, que presenciou uma demonstração de conciliação realizada pelos estudantes. “Itaquaquecetuba é a primeira cidade do país a receber o projeto. Há um ano iniciamos com a capacitação de professores e hoje vemos o resultado entre os estudantes. É nítido que estão convivendo em harmonia e mais conscientes em resolver os conflitos. Estou satisfeito por presenciar isso na prática”, declarou.

A idealizadora do projeto e conciliadora da Central de Conciliação de São Paulo (Cecon/SP), Rosane Sanches Antunes, é autora do livro “Ava e os Quadradinhos”, a primeira publicação de uma série com 12 edições que compõem o projeto. O livro lançado em 2023 é destinado aos estudantes do ensino fundamental e traz uma abordagem global das ferramentas de conciliação.

“Itaquá fez o projeto sair do papel. Todas as vezes que acompanho os estudantes na prática de conciliação me emociono com o resultado. Agradeço à gestão municipal pelo espaço e por acreditar no projeto. Com ele vamos combater a discriminação, o bullying e promover a conscientização, o respeito e a empatia nas escolas.”

O vice-prefeito Rogério Tarento falou sobre a importância do projeto na educação. “A conciliação é algo que pode mudar a sociedade. Estamos incentivando os futuros cidadãos de Itaquá. Aprender sobre a boa convivência desde pequeno é criar exemplos para outras gerações. A iniciativa vem para agregar nesse processo de aprendizagem”, destacou.

Prêmio Conciliar é Legal

Itaquaquecetuba conquistou o prêmio Conciliar é Legal, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na categoria instrutores de mediadores e conciliadores. A solenidade será no 19 de maio, na sede do CNJ, em Brasília. A premiação é um reconhecimento de iniciativas autocompositivas que contribuem para a pacificação de conflitos, o aprimoramento e a eficiência do Poder Judiciário.

Related Articles

Adblock Detected

Por favor, nos apoie desativando a extensão do AdBlocker em seu navegador para o nosso site.