Secretaria de Manutenção remove mais de 6,5 mil toneladas de resíduos em 2025 - Mapa do Tesouro
Home CidadesSuzano Secretaria de Manutenção remove mais de 6,5 mil toneladas de resíduos em 2025

Secretaria de Manutenção remove mais de 6,5 mil toneladas de resíduos em 2025

by Jornal Lógica

A Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano removeu 6.562 toneladas de resíduos entre janeiro e novembro de 2025. Dessa forma, a administração municipal reforçou as ações de limpeza urbana, prevenção de enchentes e conservação dos espaços públicos em todas as regiões da cidade.

Além disso, os serviços abrangeram pontos viciados, valas, rios e bueiros, garantindo mais segurança, saúde e qualidade de vida à população.

Limpeza urbana e retirada de resíduos em toda a cidade

Ao longo do ano, as equipes retiraram 4.871 toneladas de resíduos de pontos viciados, enquanto outras 1.265 toneladas foram removidas de valas e rios. Além disso, 426 toneladas vieram da limpeza de bueiros.

Paralelamente, a pasta promoveu a limpeza de 10 mil bueiros e realizou 8.132 atendimentos em feiras, praças, ruas e campos. Com isso, o município reduziu riscos de alagamentos e melhorou o escoamento das águas pluviais.

Ações preventivas nos rios Una, Tietê e Jaguari

Visando o período de chuvas, a Prefeitura intensificou os cuidados com os rios. Nesse sentido, o rio Una recebeu intervenções em trechos estratégicos, desde a Vila Amorim até o viaduto Leon Feffer, além do trecho entre o rio Tietê e a Estação Suzano da Linha 11-Coral da CPTM.

Além disso, a administração municipal protocolou junto ao Governo do Estado o pedido para elaboração do projeto executivo de uma caixa de amortecimento do rio Una. Assim, o município avança no planejamento de obras que ampliarão a capacidade de escoamento e o controle da vazão das águas.

Enquanto isso, o desassoreamento do rio Tietê, realizado pela SP Águas desde dezembro de 2023, ultrapassou 80% de execução no trecho de Suzano. Até 2026, a previsão é retirar 315 mil metros cúbicos de sedimentos.

Da mesma forma, a limpeza do rio Jaguari foi reforçada, beneficiando bairros como Miguel Badra, Cidade Boa Vista, Jardim Carmem, Jardim Santa Inês, Jardim São José, Jardim São Bernardino, Jardim Fernandes e Jardim Graziela.

Drenagem, iluminação e manutenção de espaços públicos

Além das ações ambientais, a Secretaria iniciou, em 2025, a elaboração de projetos básico e executivo de drenagem no bairro Parque Maria Helena, com foco no controle de inundações.

Ao mesmo tempo, as equipes realizaram a troca de 812 tampas de bueiros, a limpeza de 106 quilômetros da rede de drenagem e a reforma de 1.162 metros de galerias. Também ocorreram a substituição de 217 guias chapéu, fundamentais para o escoamento da água da chuva.

No campo da iluminação pública, a Prefeitura executou 15.693 atendimentos, com destaque para a ampliação da tecnologia LED. Assim, a cidade avançou em segurança e eficiência energética.

Planejamento e resultados para a população

De acordo com o secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, o planejamento foi essencial para os resultados alcançados. “Executamos ações estratégicas para desobstruir bueiros, limpar rios e conservar os espaços públicos, garantindo melhores condições durante o período de chuvas”, afirmou.

Por fim, o prefeito Pedro Ishi destacou a importância das parcerias e do trabalho contínuo. “Reforçamos a limpeza e o desassoreamento dos rios com apoio do Governo do Estado. Além disso, acompanhamos de perto cada intervenção para garantir soluções eficazes contra as cheias e mais qualidade de vida para a população”, concluiu.

Related Articles

Adblock Detected

Por favor, nos apoie desativando a extensão do AdBlocker em seu navegador para o nosso site.